Paróquia de Lousã

Santuário de Nossa Senhora da Piedade(foto de J. Catela)

Benvindos à Paróquia de Lousã.

A Paróquia da Lousã faz parte da vila, concelho e Arciprestado da Lousã, na Diocese de Coimbra ao centro de Portugal. O seu orago é S. Silvestre I, Papa do século IV.

A Paróquia é constituída por três Centros de Culto: Igreja Matriz, Santa Luzia e Cabeço do Moiro. Cada um dos Centros tem Catequese e Eucaristia(ou Celebração da Palavra dominical). Na Igreja Matriz há sempre Eucaristia aos domingos pelas 11h30.

O Pároco da Lousã é o Padre Orlando Carrasqueira, que mantém igualmente a responsabilidade pastoral das paróquias de Vilarinho, Serpins,Casal de Ermio e Foz de Arouce.

Grande parte da população é Católica centrando a sua devoção em três devoções essenciais:

- A devoção ao Santíssimo Sacramento, com adoração duas vezes por semana na Igreja Matriz;

- A devoção a Nossa Senhora, sobretudo sob a invocação de Nossa Senhora da Piedade. Centenas de pessoas rezam o terço diariamente. Existe terço diariamente na Igreja matriz. O Grupo da Mensagem de Fátima promove peregrinações a Fátima e, também o dia e retiro dos doentes. Todavia a devoção que congrega mais a atenção dos fiéis é a festa anual em honra de Nossa Senhora da Piedade, que decorre durante um mês.

- A devoção às almas, da qual são testemunhos imensos nichos de "alminhas" espalhados por todo o concelho e não só na vila.

Outros movimentos atestam a vitalidade da Paróquia conforme se pode verificar pelas respectivas páginas aqui ao lado.

Veja aqui o:

Reze o terço da Misericórdia

Fonte: http://tv.cancaonova.pt/

Sobre os braços da azinheira
 Ouvir

Sobre os braços da azinheira
Tu vieste ó mãe clemente
Visitar a lusa gente
de quem és a padroeira
Ave! Ave! Ave Mãe celestial
Ave! Ave! Ave canta Portugal

Foi na Cova da Iria
quando o terço te rezavam,
quando os sinos convidavam
a orar era meio dia.

Que descestes lá dos céus
a falar aos pastorinhos,
inocentes pobrezinhos,
Mãe dos homens, Mãe de Deus.

Penitência e oração
se fizesse lhes pedias,
do rosário que trazias
mais pediste a devoção.

Seja, pois, o Santo Terço
do céu querida oração,
terna e viva devoção
que te oferte o luso berço.