Criar uma Loja Virtual Grátis
Organismos da Paróquia
Organismos da Paróquia

 

Organismos

Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de Lousã

É esta a designação jurídica,  reconhecida pelo Estado, para falarmos daquilo que é a realidade paroquial.

Conselho Económico da Fábrica da Igreja

Conjunto de pessoas que, com a presidência do pároco, tem a seu cargo a administração dos bens e património da igreja local.

Conferência de S. Vicente de Paulo - Vicentinas da Lousã

É constituída por quase 20 senhoras, que prestam assistência a 120 famílias, entre as quais 80 crianças. Recebem ajuda do Banco alimentar contra a fome e distribuem mensalmente no salão paroquial os bens doados por aquela instituição.

1) - O Centro Social e Cultural do Pinhal é uma instituição particular de solidariedade social criada por iniciativa da Fábrica da Igreja e erecta canonicamente por decreto do Ordinário Diocesano de Coimbra. Tem a sua sede na Chã das Barreiras(junto à capela dos Pegos),na freguesia da Lousã, concelho da Lousã, distrito de Coimbra, Diocese de Coimbra. 

Está ao serviço das populações dos lugares de Pegos, Porto da Pedra e Vale do Porto da Pedra, mas poderá estender a sua acção a outras populações de acordo com os interesses da Instituição e as suas possibilidades financeiras.

Catequese da Infância e Adolescência

Funciona em três Centros: Matriz, Santa Luzia e cabeço do Moiro, num total de quase oitocentas crianças e setenta Catequistas. Seguem o itinerário Nacional e os Catecismos Nacionais realizando-se algumas das festas do itinerário Catequético.

Agrupamento de escuteiros do CNE da Lousã

É constituído por várias dezenas de crianças e jovens das quatro secções(Lobitos, explpradores, pioneirros e caminheiros) e tem a sua sede numa antiga escola primária da vila.

Movimento dos Cursillos de Cristandade

«O MOVIMENTO DE “CURSILLOS” DE CRISTANDADE é um movimento de Igreja que, mediante um método próprio, possibilita a vivência e a convivência do fundamental cristão, ajuda a descobrir e a realizar a vocação pessoa, e visa a formação de núcleos de cristãos, que irão fermentar de Evangelho os ambientes».

O Movimento de “Cursillos”, definindo-se como um "Movimento de Igreja", tem o seu lugar na acção apostólica da Igreja e tem a sua missão específica na acção pastoral e evangelizadora e no contexto eclesial. Essa missão ou função está determinada por seu carisma e expressa pela sua finalidade: "Possibilitar a vivência do fundamental cristão, visando criar núcleos de cristãos que fermentem de Evangelho os ambientes, ajudando-os a descobrir e a realizar a vocação pessoal".

 

- Os Cursilhos de Cristandade noArciprestado da Lousã tiveram início nos anos 1962/1963.   

-  Reunem habitualmente neste Centro de Ultreias 9 grupos de vida, tendo cada grupo, 8 a 10 elementos e, pelo menos, um representante na Escola por cada grupo, assim distribuídos: 3 nos Moinhos, 1 em Miranda, 4 na Lousã e 1 em Semide.

- Na Lousã o movimento tem uma escola de dirigentes, que reúne todas as quartas feiras.

-  Estão inscritos na Escola de Dirigentes deste Centro de Ultreias 25 cursilhistas reunindo uma média de 18 em cada sessão.

-  As Ultreias realizam-se mensalmente com a presença de 45 a 55 pessoas, e a presença habitual do Director Espiritual.

- As Ultreias Diocesanas têm geralmente uma média de 300 pessoas.

Dada a importância fundamental na dinamização da Paóquia era de toda a conveniência que gente nova viesse a integrar brevemente este mesmo movimento.

 Curso Alpha da Lousã

O Curso Alpha é um curso internacional, espalhado em todo o mundo e difundido poor várias Igrejas cristãs. Aborda problemas relacionados com Deus, a fé, a Bíblia, a Oração, a Cura, etc. O Curso Alpha é para todos, independentemente das suas convicções religiosas e pontos de vista sobre as questões da vida.

Os convidados participam pelas mais variadas razões. Alguns desejam investigar a existência de Deus e se há algum sentido na vida; outros querem discutir o que acontece depois da morte; outros desejam averiguar da relevância do cristianismo na era pós-moderna.

Algumas pessoas, tendo tido uma educação religiosa, querem uma oportunidade de questionar os seus fundamentos; outras desejam simplesmente compreender as crenças das outras pessoas.

O Curso Alpha é para qualquer pessoa que pense que há mais na vida além disto.

Na Lousã faz-se desde 2005 tendo até hoje produzido muito bons frutos entre conversões, baptismos, regressos à Igreja, etc.

 MAAC (Movimento de Apostolado de Adolescentes e Crianças)

Algumas crianças e adolescente da Paróquia reúnem-se na casa paroquial da Lousã com alguma regularidade.

“O MAAC é um Movimento de Acção Católica, essencialmente apostólico: tem como objectivo fundamental fazer dos adolescentes e crianças, agentes activos na evangelização.” (Artigo 2º dos Estatutos)

O MAAC é um Movimento de (e para) crianças e adolescentes de todos os meios sociais (rural, urbano, operário), com idades entre os 6 e os 16 anos. O Movimento tem uma atenção particular para com as crianças e adolescentes mais desfavorecidos a nível afectivo, cultural e económico.

Os grupos do MAAC são acompanhados por jovens ou adultos (acompanhantes), que fazem uma opção pelas crianças/adolescentes num compromisso de Fé em Jesus Cristo.

Os acompanhantes fazem caminho com as crianças/adolescentes, apoiando-as a terem uma participação activa no seu meio através de atitudes e acções que realizam pelo bem-comum e a descobrirem os valores de Jesus Cristo na sua vida.

Os 5 Príncipios do MAAC:

  1. Movimento onde as crianças/adolescentes partilham a sua vida.
  2. Movimento onde as crianças/adolescentes têm uma acção transformadora.
  3. Movimento onde as crianças/adolescentes descobrem e revelam Jesus Cristo através da sua vida e acções.
  4. Movimento onde as crianças/adolescentes têm uma participação activa.
  5. Movimento onde as crianças/adolescentes vivem a intercomunicação e uma dimensão internacional.

(Dados recolhidos do sítio do Movimento na Internet)

      Movimento da Mensagem de Fátima

        Na Paróquia da Lousã o Movimento da Mensagem de Fátima tem apenas um núcleo com sede nas Gândaras, Santa Luzia. É constituído por cerca de  setenta pessoas. Reúnem mensalmente no 2.º Domingo de cada mês. Promovem o Dia de deserto em Fátima, um dia em que os participantes peregrinam desde o Santuário até à loca do Cabeço, rezando o terço e fazendo a Via sacra terminando depois na Eucaristia. Organizam ainda visitas aos doentes, o dia do idoso e colaboram também no dia do doente em Fátima.

Apostolado do Rosário(Rosaristas)

 A congregação Religiosa das dominicanas( e dominicanos) do Rosário promovem a oração do Rosário em todo o mundo e também em Portugal.

Na Paróquia da Lousã existe um grupo de rosaristas, que se encarregam do terço diário na Igreja Matriz da Lousã e ainda a Via - Sacra no tempo da Quaresma.

   Irmandade de Nossa Senhora da Piedade

Associação de fiéis: a ela pertence grande parte dos Lousanenses. Promove a devoção e a romaria de Nossa Senhora da Piedade todos os anos. Tem uma direcção eleita, e estatutos aprovados pela Diocese.

Coros Paroquiais

Existe um coro em cada centro de culto e realizam ensaios semanais.

Organistas

Existem na Paróquia 6 organistas, que animam as liturgias nos diversos centros de culto alternadamente.

Salmistas

Uma dúzia de Salmistas dá brilho às celebrações litúrgicas da paróquia nos vários centros. Exercem a sua missão em dias pre-determinados.

Acólitos

Não existe, infelizmente, um grupo efectivo de acólitos, mas na Igreja matriz da Lousã são cerca de dez. Nos restantes Centros são ocasionais.

Ministros extraordinários

A Paróquia da Lousã tem várias dezenas de ministros extraordinários da comunhão, uma dezena de Ministros da Palavra e quatro ministros extraordinários das exéquias.

Recorde-se que os seus cargos são sempre para exercer só quando se torna necessário e no impedimento do presbítero.

Zeladores(as)

Cada Centro de culto, e cada capela em geral, tem um ou mais zeladores. Os zeladores ou zeladoras têm a seu cargo o zelo da Igreja ou capela e a preparação do que é necessário para a celebração da Eucaristia.