Espaço Jovem

Bota nisto os olhos

Pastoral das vocações ConVocação

Ser Padre porquê?

Procura a resposta no vídeo em

Dizer “obrigado” é pouco!

O Grupo Missionário João Paulo II veio passar mais um mês entre nós. Com saudade o vemos partir, neste domingo, para Portugal. Mas, vamos continuar unidos e agradecidos por tanta prova de entusiasmo missionário, partilha e amizade. Este ano foi a comunidade de Terras Duras a ter o privilégio do trabalho do grupo, do interesse em reunir jovens e crianças, da Eucaristia diária. Mas, notou-se a amizade semeada e frutificante nas comunidades visitadas nos anos anteriores.

O Grupo é uma bela, animadora e natural expressão do sentido missionário da Diocese de Coimbra, no centro de Portugal, que agora conta com um novo senhor bispo que era o reitor do santuário de Fátima. Digo “natural expressão” porque toda a igreja, toda a diocese e  comunidade cristã devem ser missionárias, por sua própria natureza. Não é favor. É graça  que Deus concede. Como entusiasma ver a preocupação missionária no sorriso e no esforço destes jovens! Queremos aqui deixar nossa admiração e agradecimento a D. Albino Cleto, anterior senhor bispo diocesano que sempre aprovou e ajudou o Grupo Missionário. A D. Virgílio Antunes, actual senhor bispo diocesano, queremos saudar com muita amizade, agradecer seu apoio e, se vem de Fátima, que Maria fortaleça a dimensão missionária de Coimbra. Daqui destas paragens nordestinas do Brasil o convidamos, ansiosamente, para que nos visite. Desejamos a sua presença, D. Virgílio, para lhe demonstrar nossa gratidão a essa diocese. Em nome da paróquia de Chapadinha, deixo aqui nosso abraço agradecido aos jovens do Grupo que vieram e aos que não vieram, mas trabalharam para estes virem. Ao P. Luís, a alma do Grupo, a promessa que  não vamos deixar cair o esforço feito este ano em Terras Duras.

A comunidade vai adquirir rumos mais sólidos e vai crescer com este empurrão. Estamos agradecidos por tudo que vocês foram, são e fizeram. Esta partilha é bonita e animadora demais para nós, missionários, que ficamos gastando nossa vida por estas paragens. Os Missionários da Boa Nova agradecem de coração vossa companhia, vossa partilha e vosso entusiasmo missionário. Durante o mês sentimo-nos menos abandonados pela igreja que nos enviou. Vosso Grupo Missionário foi elo de comunhão entre igrejas – irmãs que não pode quebrar-se. Dizer “obrigado” é pouco!

P. Manuel Neves

Missionário da Boa Nova - Pároco de Chapadinha

(Boletim Paroquial Vida Nova, 28 Agosto 2011)