Homilia para a Vigília Pascal
Homilia para a Vigília Pascal

Homilia para a Vigília Pascal

A Igreja nesta noite santa é convidada a estar de vigília vivendo a vitória do Senhor Jesus Cristo sobre o pecado e a morte.

Nesta vigília começámos por abençoar o fogo, o fogo que nos aquece em noites frias, o fogo que afugenta os medos, o fogo que ilumina as noites mais escuras. Este fogo, que assinala aquele outro fogo que, na travessia do deserto acompanhava o Povo de deus para a terra prometida. Hoje somos nós que somos convidados a olhar para a luz desse fogo, que foi transmitida a este círio e a todas as nossas velas, que enchem a nossa Igreja de luz. Mas a Luz que celebramos nesta noite é a Luz de Cristo, « porque a luz de Cristo, o Rei eterno, dissipa as trevas de todo o mundo. Alegre-se a Igreja, nossa mãe, adornada com os fulgores de tão grande luz, e ressoem neste templo as aclamações do povo de Deus[1]».

Celebrar a vitória de Cristo e da Sua Luz é celebrar uma grande vitória para nós, porque somos Corpo de Cristo e Cristo é a Cabeça. Por isso, em Cristo somos vencedores.«Ele pagou por nós ao eterno Pai a dívida por Adão contraída e com seu Sangue precioso apagou a condenação do antigo pecado[2]».

Devemos, portanto dar graças, agradecer continuamente o que Cristo fez por nós. «É verdadeiramente nosso dever, é nossa salvação proclamar com todo o fervor da alma e toda a nossa voz os louvores de Deus invisível, Pai omnipotente, e do seu Filho Unigénito, Jesus Cristo, nosso Senhor[3]».

Esta noite santa celebramos a vitória de Cristo sobre todos os males: a fome, a guerra, o racismo, a violência, o aborto, o roubo, os assassínios e todo o tipo de pecado. Em Cristo a Vida vence a morte, a graça vence o pecado e a alegria vence a tristeza.

Muitos procuraram a felicidade nas drogas, no álcool, numa vida de pecado e onde acabam alguns deles? No desespero e até na morte antes do tempo. Meteram-se num caminho escuro, que parece não ter fim à vista e perderam a alegria de viver. A Vida nova em Cristo é uma vida feliz. Quem vive com Cristo é um vencedor antecipado do pecado e da morte.

«Esta é a noite, em que a Luz de Cristo dissipou as trevas do pecado. Esta é a noite, que liberta das trevas do pecado e da corrupção do mundo aqueles que hoje por toda a terra acreditam em Cristo, noite que os restitui à graça e os reúne na comunhão dos Santos. Esta é a noite, em que Cristo, quebrando as cadeias da morte, Se levanta glorioso do túmulo[4]».

A vitória de Cristo sobre a morte abre-nos a todos uma porta de esperança e de vida. Somos participantes da Sua vitória sobre a morte através do nosso batismo. Foi o Batismo, que nos fez filhos de Deus e herdeiros com Cristo. «Pelo Baptismo fomos, pois, sepultados com Ele na morte, para que, tal como Cristo foi ressuscitado de entre os mortos pela glória do Pai, também nós caminhemos numa vida nova»(Rm 6,4). Essa vida nova em Cristo significa uma vida em graça, uma vida desligada do pecado, que nos afasta de Deus e nos afasta dos irmãos. Morrer com Cristo significa dizer adeus ao pecado, nunca querer ofender a Deus. Diz S. Paulo: «Assim vós também: considerai-vos mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus».(Rm 6,11).

A vitória de Cristo é a nossa vitória.«Pois, na morte que teve, morreu para o pecado de uma vez para sempre; e, na vida que tem, vive para Deus.»(Rm 6,10) Por isso, podemos dizer que esta é uma noite abençoada «em que o céu se une à terra, em que o homem se encontra com Deus![5]»

Celebrar a Páscoa do Senhor implica da nossa parte uma vontade firme de nos pormos a caminho da casa do Pai, de recomeçarmos hoje o regresso a uma vida de maior compromisso com o Senhor Jesus Cristo, que para nos libertar do pecado e da morte deu a Sua vida por nós, para que nós vivamos por Ele uma Vida nova.

Lousã, P. Luís Pinho



[1] Do Precónio Pascal.

[2] Do Precónio Pascal.

[3] Do Precónio Pascal.

[4] Do Precónio Pascal.

[5] Do Precónio Pascal.