Criar um Site Grátis Fantástico
Homilia para o 3.º Domingo da Páscoa - ANO B
Homilia para o 3.º Domingo da Páscoa - ANO B

 

1.ª leitura: Actos  3, 13-15,17-19; Salmo Responsorial – 4,2 .4.7.9

2.ª leitura:1 João 2,1-5 a; Evangelho: Lc 24,35-48

Hoje 1.º dia de oração pelas vocações

O Evangelho de hoje relata-nos mais uma das aparições de Jesus. Neste dia Jesus, quando apareceu aos Apóstolos começou por saudá-los dizendo: “"A paz esteja convosco."

Eles ficaram tão contentes que nem queriam acreditar. Parecia bom demais para ser verdade, mas Jesus fez questão de lhes dar a certeza e tirar todas dúvidas. Por isso, quis fazer um convívio comendo com eles.

A refeição é sempre uma ocasião favorável para o Senhor se revelar: “comeu à vista deles”(Lc 24,43). Depois “Depois abriu-lhes o entendimento para compreenderem as Escrituras”(Lc 24,45) explicando o sentido da Sua morte e ressurreição. Deste modo era necessário que eles pregassem “uma mensagem sobre o arrependimento e o perdão dos pecados a todas as nações, começando em Jerusalém.”(Lc 24,46) Uma vez que conviveram com Ele durante três anos e O viram ressuscitado deveriam ser testemunhas destas coisas.

E foi isso que os Apóstolos fizeram. Desde muito cedo saíram à rua denunciando a injustiça da condenação de Jesus à morte e apelando a todos que se convertessem. Já no dia de Pentecostes os Apóstolos deram testemunho de Jesus com entusiasmo e, ao mesmo tempo que acusavam as pessoas de terem condenado Jesus à morte, por outro lado procuraram logo desculpá-las dizendo que agiram por ignorância. “Desse modo, mataram quem dá a vida. Mas Deus ressuscitou-o, e nós somos testemunhas disso” dizia S. Pedro.(Act 3,15) 

Muitas pessoas levaram a sério as palavras do Apóstolo e perguntaram o que deveriam então fazer e S. Pedro respondeu:” arrependam-se e mudem de vida, para que Deus vos perdoe os pecados.”(Act 3,19)

Agora somos nós a ouvir a mesma pregação dos Apóstolos convidando-nos ao arrependimento e à mudança de vida. Ninguém pode dizer que ama a Deus se não cumprir os mandamentos. Muita gente afirma-se cristã, mas de cristão só tem o nome. “ A prova de que conhecemos a Deus está em cumprirmos os seus mandamentos. Aquele que disser que conhece a Deus, mas não cumprir os seus mandamentos, é um mentiroso, uma pessoa que falta à verdade.”(1 Jo 2,3-4) E os mandamentos são dez e não apenas dois como alguns pretendem. Os dez mandamentos dizem respeito à honra e ao amor que devemos a Deus e aos nossos semelhantes. Ninguém pode dizer que ama a Deus, se não tiver dentro de si um verdadeiro amor a Deus, um amor tão grande que leva a ter pena de ofender a Deus. Nós devemos pedir ao Espírito Santo este dom: o dom do temor de Deus, isto é, amarmos tanto a Deus que não queremos de maneira nenhuma ofendê-Lo. “aquele que obedece à Palavra de Deus mostra que o seu amor a Deus é verdadeiramente perfeito. É assim que podemos saber que estamos unidos a Deus.”(1 Jo 2,5)

Lousã

P. Luís Pinho