Criar uma Loja Virtual Grátis

Sl 100,2.3.5. R. 3c

Ap 7,9.14b-17

Jo 10,27-30

Celebramos hoje o Domingo do Bom Pastor .

O Bom Pastor é Cristo. É Ele o Pastor que nos conduz por bons caminhos, nos alimenta, cuida de nós, nos livra dos perigos e dá a vida por nós.

Quem faz assim tudo pelo Seu rebanho merece bem o título de bom pastor e, todos aqueles que se afirmam como pastores, quer os pastores políticos, quer os pastores da Igreja devem ter em Jesus um modelo a seguir. E, quando se fala de pastores não se fala apenas de padres ou bispos, mas também de todos aqueles que têm ao seu encargo um grupo a quem devem conduzir para Cristo. Os catequistas, os responsáveis de restantes grupos apostólicos devem zelar pelo seu grupo, cuidar dele e esforçar-se para que nenhum se perca, mas ande sempre nos bons caminhos.

É uma pena que tanta gente se perca por não haver pastores suficientes para cuidar do povo de Deus. Faltam vocações de gente consagrada ao serviço do Senhor. Faltam jovens que queiram dedicar-se ao sacerdócio. Muita gente já está a passar fome de Deus, porque faltam vocações consagradas. Faltam sacerdotes, faltam religiosos e religiosas, que queiram dedicar a sua vida ao serviço do povo de Deus.

Diz o Senhor: « As minhas ovelhas escutam a minha voz: Eu conheço-as e elas seguem-me.(Jo 10, 27) Hoje, se falta gente consagrada, se faltam sacerdotes é porque não escutam a vos do Senhor, nem O seguem. É mais fácil ouvir outras vozes, como as vozes do mundo da rádio, do poder, do prestígio, da fama, do dinheiro. É mais fácil ouvir essas vozes do que escutar a voz de Deus.

A Voz de Deus escuta-se no silêncio, na oração, na leitura bíblica. Se não se faz nada disso não se ouve a voz de Deus. Muitos estão à espera de um chamamento especial ao ouvido, uma indicação clara de qual é o nosso caminho.

Daqui lanço um desafio aos jovens e às crianças:« Hoje, se ouvirdes a voz do Senhor, não fecheis o vosso coração». E como é que o Senhor fala? Nos acontecimentos, por exemplo, quando contávamos fazer determinada coisa e não a podemos fazer por qualquer motivo, pode ser que Deus nos esteja a dizer que não é isso que Ele quer de nós. Quando, pelo contrário sentimos muito gosto, muita atracção por certa actividade, ou por certo trabalho é porque Deus nos quer aí. Esta é uma das maneiras como Deus nos fala. Além disso temos o conselho de outras pessoas da Igreja com mais experiência, que nos podem ajudar a escolher.

P. Luís Pinho