Homilia para a Solenidade do Pentecostes
Homilia para a Solenidade do Pentecostes

 

Leituras: 1.ª leitura:Actos 2,1-11 2.ª leitura: 1 Cor 13,3b.7.12-13 Evangelho:João 20,19-23

 Sempre que alguém faz anos isso é motivo para os amigos se reunirem e fazerem festa. Ora, quem faz anos hoje é a Igreja e, por isso, estamos em festa.

De facto foi neste dia que os Apóstolos, que estavam reunidos no cenáculo, receberam o Espírito Santo e saíram à rua para anunciar, sem medo, nem vergonha, que a salvação nos vem por Jesus Cristo, morto e ressuscitado, de quem eles se afirmavam testemunhas.

Foi o Espírito Santo que deu aos Apóstolos essa força extraordinária para enfrentarem o mundo e as  dificuldades que surgiram e foi graças ao Espírito e à pregação deles que a comunidade cristã foi crescendo e era cada vez maior o número dos que se convertiam à fé.

Foi este mesmo Espírito que Jesus deu aos Apóstolos já no dia de Páscoa quando lhes apareceu e disse quando soprou sobre eles: “Recebei o Espírito Santo os pecados serão perdoados àqueles a quem os perdoardes e ficarão retidos a quem os retiverdes”. Hoje os sucessores dos apóstolos, os bispos e os sacerdotes perdoam-nos os pecados pelo poder do Espírito Santo dado por Jesus aos Apóstolos.

Mas o Espírito Santo é dado também para a missão. Disse Jesus: “ Assim como o Pai Me enviou, também Eu vos envio a vós”. Portanto o Espírito é dado à Igreja para o perdão e para a missão. Esse Espírito que habita na Igreja e nos corações dos fiéis como num templo. É Ele que conduz a Igreja para a Verdade total que é Cristo, unifica- a na comunhão e no ministério, enriquece-a e guia-a com diversos dons. Mais ainda, o Espírito rejuvenesce a Igreja pela força do Evangelho e renova-a continuamente, levando-a à perfeita união com Cristo. Deste modo a Igreja aparece como “um povo unido pela unidade do Pai e do Filho e do Espírito Santo”.(LG 4)

É muito importante que cada um de nós esteja atento ao Espírito Santo e àquilo que o Espírito diz às Igrejas. Sem o Espírito Santo, Deus fica longe; Cristo permanece no passado e o Evangelho é letra morta. Sem o Espírito a Igreja é uma simples organização e a autoridade é um poder. A missão a que todos somos chamados pelo Baptismo será apenas uma propaganda se não for inspirado pelo Espírito Santo.

É pelo Espírito Santo que Cristo ressuscitado nos dá a vida da graça. É pelo Espírito Santo que Cristo se torna presente no altar e que os noivos ficam abençoados como marido e mulher. Também pelo Espírito Santo o trabalho dos catequistas leva o seu grupo à descoberta da fé.

O Espírito Santo é o “Senhor que dá a vida e que procede do Pai e do Filho, e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado. Foi Ele que falou pelos Profetas.”(do Credo)

A nossa atitude não pode ser outra senão a de deixar actuar o Espírito Santo em nós. “ Em cada um se manifestam os dons do Espírito, para o bem comum. A um é concedido o dom de falar com sabedoria, a outro o de falar com conhecimento. E tudo, segundo o mesmo Espírito.

 Fomos baptizados num só Espírito, para formarmos um só corpo. E todos recebemos o mesmo Espírito.” (1 Cor 12,7.12-13) Que cada um de nós coloque ao serviço dos outros os dons que Deus lhe deu.

Lousã, P. Luís Pinho