Solenidade de Todos os Santos
Solenidade de Todos os Santos

 

Homilia para a solenidade de todos os Santos[1]

Como se faz um santo?

Celebramos hoje o dia de todos os santos, isto é, aqueles que, como nós um dia foram baptizados, aderiram a Cristo, acharam a verdade e estão hoje na presença de Deus louvando-O continuamente.

Eles procuraram a Verdade e encontraram-na em Cristo. Todos eles acreditaram no Deus Criador do céu e da terra, de quem tudo procede, Deus que não tem outro deus por companheiro, e de quem receberam os mandamentos que procuraram cumprir, com a esperança na vida eterna.

Os santos foram fiéis no matrimónio, não cometeram adultério, não praticam a prostituição, não levantaram falsos testemunhos, não ficaram com aquilo que lhes não pertencia. Se quisermos ser santos como eles, temos de honrar pai e mãe, fazer o bem ao próximo e não julgar nem desprezar os outros. Os cristãos não dão às coisas, como a televisão ou o futebol ou o dinheiro, um lugar que só a Deus pertence.

O cristão não faz aos outros o que não quer que lhe façam. Conforme nos ensina o Evangelho, devemos fazer bem a quem nos faz mal, a fim de os fazer nossos amigos. Além disso o Senhor manda-nos que rezemos pelos inimigos.

As mulheres cristãs, que querem ser santas, são puras como virgens, e as suas filhas modestas. Vestem com decência e não são vaidosas. Os homens se querem ser santos de corpo e de espírito hão-de pensar mais em Deus e não entregar o seu corpo à imoralidade.

Para sermos santos devemos viver com humildade e mansidão e sem qualquer mentira ou inveja. O Senhor manda que nos amemos e perdoemos uns aos outros. As viúvas, os órfãos, os estrangeiros, os alcoólicos e outros, são, muitas vezes, desprezados. Ora um cristão não despreza ninguém e não deve usar de violência. Quem tiver bens, deve repartir com os que nada têm. Os mais pobres devem ser tratados com mais atenção.

Os santos não se fizeram num dia, nem se fizeram sem esforço, nem luta. È preciso esforço e luta. Se quisermos ser santos devemos ser fiéis cumpridores dos mandamentos do Senhor. Além disso viver recta e modestamente, conforme nos ordenou o Senhor Deus. Todos os dias e todas as  horas devemos louvar e glorificar a Deus pelos benefícios recebidos, dando graças pelo alimento e bebida na hora das refeições, lembrando sempre que é um dom de Deus podermo-nos alimentar.

Um cristão, que quer ser santo, não chora quando alguém deixa este mundo. Uma pessoa de fé, alegra-se e dá graças a Deus ao acompanhar o cadáver, como se essa pessoa tivesse emigrado de um lugar para o outro. E assim como quando lhes nasce um filho louvam a Deus, também se ele morre na infância o glorificam, pois que atravessou o Mundo sem pecado. O cristão só deve chorar se alguém morrer no mal e no pecado e não quis arrepender-se.

Ser santo é passar por este mundo, poder pecar e não fazer por amor a Deus; é passar por este mundo fazendo a paz em vez de guerra; a espalhar amor em vez de ódio; a espalhar alegria em vez de tristeza; a espalhar a verdade em vez do erro; a espalhar a luz em vez do trevas.

O caminho dos pecadores é como a escuridão: não sabem eles em que tropeçam. O caminho dos santos é como a luz da aurora que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito.(Prov.4,18-19) O dia perfeito é a luz de Deus onde eles se encontram e para onde nós queremos ir.

Os santos foram homens e mulheres como nós, que agradaram a Deus. Também nós podemos agradar a Deus, vivendo em santidade e justiça todos os dias da nossa vida.

Lousã, Adaptado por P. Luís Pinho



[1] in Aristides de Atenas, século II, dirigida ao que parece ao imperador Adriano