Criar uma Loja Virtual Grátis

Sl 63,2-8. R. 2b
1 Ts 4,13-18
Mt 25,1-13

Quando temos coisas importantes para guardar em nossa casa, ou mesmo na rua, não podemos descuidar-nos, porque, de repente, podemos ter uma surpresa. Quando menos pensamos e onde menos pensamos as coisas acontecem. Foi isso que disse há dias um artista da televisão. Andou sozinho por diversos países mais perigosos e ninguém lhe fez mal. Foi em Lisboa, onde ele não imaginava, foi aqui que ele foi assaltado. Daí a necessidade de estar alerta, de estar preparado para o que der e vier. E se isto é importante ao falarmos do mundo, muito mais importante será quando falamos da vida da alma.

Estamos habituados a pensar que a Deus agrada tudo e até há quem ache que pode andar na Igreja e continuar a fazer certas práticas, que não são cristãs como ir à bruxa ou ao espiritismo, ou mesmo frequentar outra qualquer seita. Não pode ser assim. Nós, cristãos, fomos criados para a liberdade e não para a escravidão. Quem nos libertou foi Jesus Cristo. Por isso o cristão é essencialmente uma pessoa livre.

Mas livre para quê? Naturalmente somos livres para fazer o bem, porque o pecado conduz à escravidão.

Durante esta vida, que Deus nos dá, temos imensas possibilidades de fazer o bem, de nos voltarmos para Deus, de virmos à Igreja, de fazermos oração, de praticar a caridade. E quem é prudente vai fazendo tudo o que o Senhor nos ensina, sabendo que Ele virá um dia para nos recompensar pelo amor que tivemos uns aos outros. Este é verdadeiro caminho da sabedoria. É isto que devemos procurar. A sabedoria, “ela própria vai à procura dos que são dignos dela, pelos caminhos lhes aparece com benevolência e vai ao encontro deles, em cada um dos seus pensamentos”.(Sab 6,16)

A Sabedoria é o caminho da fé. Buscar a sabedoria é buscar o caminho para conhecer e amar a Deus, porque Deus revela-se àqueles que O procuram de coração sincero.

A Sabedoria é o caminho da esperança. Buscar a Sabedoria é viver na esperança de que Deus vai recompensar os que se esforçam e trabalham por Ele e esperam ansiosamente a Sua vinda.

A Sabedoria é o caminho da Caridade. Buscar a Sabedoria é praticar a caridade no dia a dia, como se fosse um azeite precioso para alimentar a lâmpada da nossa fé. Sem caridade a luz da fé vai apagar-se. Este o sentido da parábola do Evangelho de hoje. Entre aquelas dez virgens “ cinco eram descuidadas e as outras cinco cuidadosas. As descuidadas pegaram nas candeias, mas não levaram azeite de reserva, ao passo que as cuidadosas levaram as candeias e uma reserva de azeite”.(Mt 25,2-4) Isto quer dizer que elas tinham a fé, mas não praticaram a caridade. Por isso não puderam entrar para o banquete.

Também nós temos muitas oportunidades de fazer o bem até ao dia da nossa morte. Nesse dia fecha-se a porta das oportunidades. e se nós não as aproveitámos ficaremos do lado de fora a bater à porta e o Senhor perguntará pela  nossa caridade e nos dirá: "Garanto que não vos conheço!"Portanto, estejam sempre atentos, porque não sabem nem o dia nem a hora."(Mt 25,12-13)

P. Luís Pinho