Criar uma Loja Virtual Grátis
Homilia para o dia de Natal - Missa do dia
Homilia para o dia de Natal - Missa do dia

 

Missa do Dia-1.ª leit.-Is 52,7-10; Sl 97(98),1.2-3ab.3cd-4.5-6;

2.ª Leit.Heb 1,1-6; Evang. Jo 1,1-18

 Deus falou-nos pelo seu Filho

Ao longo da história da salvação Deus sempre quis dialogar com os homens e foi a partir de Abraão que Deus escolheu um povo a quem falou de um modo especial e lhe revelou toda a Sua vontade ao longo de muitos séculos.

Mas, muitas vezes, o povo tinha medo quando Deus se manifestava e, à medida que o tempo foi avançando, parece que a separação entre Deus e o Seu povo era cada vez maior. E começaram a surgir os profetas, homens enviados por Deus para chamar o povo ao arrependimento e falar do grande amor que Deus tem pelo Seu povo.

“ Nos tempos antigos, Deus falou muitas vezes e de muitas maneiras aos nossos antepassados pelos profetas. Mas agora, que o fim está perto, falou-nos por meio do seu Filho”. (Heb 1,1-2)

Jesus Cristo é  o reflexo da glória de Deus e a imagem perfeita da sua pessoa. É ele que sustenta o universo com o poder da sua palavra.(Heb 1:3).”  O Filho tornou-se mais poderoso do que os anjos, porque Deus lhe deu um nome que é superior ao deles.  Realmente, Deus nunca disse a nenhum anjo: Tu és meu filho, desde hoje sou teu pai. Eu serei seu pai e ele será meu filho.”(Heb 1:4-5)

No princípio de tudo, Ele já existia. Ele estava com Deus e ele mesmo era Deus. Desde sempre ele esteve com Deus. Todas as coisas foram feitas por meio dele, e sem ele nada foi criado.(cf Jo 1,1ss)

O nascimento de Jesus Cristo na natureza humana é real e é histórico, mas Ele sempre existiu como Deus. Ele é a Luz verdadeira que o mundo precisa para as trevas que nos envolvem. Já quando Ele nasceu as trevas, isto é, os poderes do mal, os inimigos d’Ele, quiseram destruí-Lo, mas não conseguiram. “ A luz brilha nas trevas e as trevas não a venceram.”(Jo1,5)

Ele é a luz verdadeira, que alumia toda a humanidade. Esta luz apareceu neste mundo.

Infelizmente o mundo anda mais voltado para as trevas do que para a luz. Procura-se tudo menos Deus e o mundo sem Deus está perdido, como um mundo sem luz está perdido. “ Ele veio realmente ao mundo, mas o mundo não o reconheceu, apesar de ter sido criado por meio dele. Veio para o seu próprio povo, que não o quis receber.”(Jo 1,10-11)

E nós, será que O recebemos? Encontram-se tantos cristãos e tantos católicos, que, de católicos só têm o nome, o que é que Jesus Cristo representa para eles? Porque é que essa gente celebra o Natal que é a festa de Cristo se, Cristo não é nada para eles? Muitos receberam a luz do baptismo, mas deixaram-na arrefecer ou apagar! Realmente a esses o Baptismo não tocou a bem dizer nada. Vivem como pagãos e falam como pagãos, frequentam ambientes pagãos, etc. porque um cristão não diz certas palavras, não faz certas acções, nem frequenta certos ambientes. Isso é para pagãos, para gente sem fé.

Um cristão é FILHO DE DEUS. Um cristão é FILHO DA LUZ, não é das trevas.

Jesus Cristo, verdadeira e última Palavra de Deus, fez-se homem e veio morar no meio de nós, cheio de amor e de verdade. Ele é o Filho único de Deus Pai.(cf Jo,1,14) “Todos nós participámos da abundância dos seus bens divinos e recebemos continuamente as suas bênçãos. O amor e a verdade de Deus vieram-nos por meio de Jesus Cristo.”(Jo 1,17)

Ele é o Enviado do Pai. Ele é o mensageiro da paz. É o portador da boa nova da vitória.

 “Aos olhos de todas as nações, o Senhor mostra a força do seu braço poderoso, e até aos confins da terra há-de ver-se a vitória que o nosso Deus nos dá”.(Is 52,9-10)

 Lousã

P. Luís Pinho