Ministros da Palavra
Ministros da Palavra


Ministros Extraordinários da Palavra

O Ministro extraordinário da Palavra exerce um cargo, em que foi instituído pelo Bispo Diocesano e exerce-o em favor da comunidade em que não é possível a presença do presbítero. É um serviço prestado em nome do Senhor e do Bispo que o enviou àquela comunidade para que exerça aquele cargo com diligência.

Por isso, o Ministro da Palavra deve ser leitor assíduo da Palavra de Deus, fazer dela alimento diário que se "come e se digere" na presença de Deus. Esta leitura deve, portanto, ser uma leitura orante. A Palavra de Deus faz-se oração e é assimilada para que se converta em vida. A Palavra de Deus deve incarnar na vida do Ministro de tal forma que possa dizer como o Apóstolo Paulo: "Já não eu que vivo. É Cristo que vive em mim."(Gl 2,20).

O Ministério da Palavra deve dar ao ministro a consciência de que a Palavra que transmite não é dele:"Trazemos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que se veja que este extraordinário poder é de Deus e não é nosso"( 2 Cor 4,7).O poder da Palavra convence pelo testemunho que se dá.

P. Luís Pinho