Criar uma Loja Virtual Grátis
Homilia para o 3.º Domingo da Quaresma-Ano B
Homilia para o 3.º Domingo da Quaresma-Ano B

I Leitura

Salmo Resp.

II Leitura

Evangelho

Ex 20,1-17

Sl 19,8-11. R. Jo 6,68

1 Cor 1,22-25

Jo 2,13-25

Há quem pense que a Lei de Deus mudou e há mesmo pessoas que querem fazer uma lei de Deus à sua maneira. Como se fosse um “self service” em que cada um come do que gosta e faz o que quer, sem ter em conta o bem comum e a moral.

Mas, de facto, embora a sociedade tenha mudado muito, nem sempre para melhor, o certo é que Deus não mudou e a Lei de Deus também não mudou.

A primeira leitura de hoje apresenta-nos os dez Mandamentos, que são a base da nossa prática religiosa além do Evangelho. Os dez mandamentos são para cumprir e não apenas dois, como algumas pessoas que, segundo dizem, não matam nem roubam.

1. O Primeiro mandamento tem a ver com a soberania de Deus.

Deus é o único Senhor e, muitas vezes, em vez de adorarmos e servirmos só a Deus, andamos a adorar o dinheiro, o trabalho, os prazeres da carne, os vícios, a mentira, etc. Alguns chegam a praticar mesmo a idolatria, que é um grande pecado, que é darem a Nossa Senhora ou aos santos um culto que só a Deus pertence. A idolatria é amplamente censurada na Bíblia:  “ Não te prostrarás diante dessas coisas e não as servirás, porque Eu, o Senhor, teu Deus, sou um Deus zeloso” Ex 20,5)

2. O segundo mandamento manda-nos respeitar a santidade do nome de Deus: Não invocar o santo nome de Deus em vão”, ou seja não abusar do nome de Deus em proveito de conversas inúteis ou de mentiras. Com as coisas de Deus não se brinca.

3. O terceiro mandamento continua a mandar-nos ter uma boa ligação com Deus dizendo: Santificar os Domingos e festas de guarda.  O Domingo é dia do Senhor, para servir e louvar o Senhor, para rezar, para participar na Eucaristia. Porquê celebrar o Domingo e não o Sábado, como nos manda hoje a primeira leitura? Porque foi no Domingo que o Senhor ressuscitou, foi no Domingo que Ele se manifestou aos Discípulos e foi o Domingo o dia que o Senhor escolheu. Santificar o Domingo é uma maneira de mostrarmos que somos cristãos. Os muçulmanos santificam a Sexta, os judeus o Sábado e nós, os cristãos, santificamos o Domingo.

Além disso, o Domingo é dia de descanso. São seis dias para trabalhar e um para descansar. O dia fez-se para trabalhar e a noite para descansar. A semana fez-se para trabalhar e o Domingo para descansar e estar com a família. A abertura das superfícies comerciais ao Domingo obriga muita gente a trabalhar e essas pessoas não podem estar com a sua família, nem cumprir com as suas obrigações como cristãs. Seria bom que todos contribuíssemos para uma mudança de mentalidade.

4. O quarto mandamento manda-nos honrar pai e mãe. Também este é um mandamento voltado para a família e para o respeito e obediência que devemos aos superiores. Quem não obedece, nem respeita pais e superiores está a ofender a Deus.

5. O Quinto manda-nos respeitar a Vida: Não matarás. O cristão deve sempre e em toda a parte defender a vida desde o seu primeiro instante até à morte natural. Aprovar e defender o aborto é pecar contra a Lei de Deus.

6. O sexto e o nono mandamentos estão inter-ligados, pois mandam guardar castidade, isto é, guardar respeito ao sexo, em palavras, obras, pensamentos e desejos. Todos sabemos quanto este mandamento está a ser espezinhado por práticas sexuais fora do casamento por solteiros, por casados, etc.

7. O sétimo mandamento, que manda não roubar, tem sido também muito transgredido por todos aqueles que querem enriquecer de qualquer modo, mesmo que seja roubando e explorando os outros.

8. O oitavo mandamento manda-nos dizer sempre a verdade não levantando falsos testemunhos. Quem mente, quem engana os outros, quem difama os outros está a pecar contra o seu bom nome.

9. O décimo mandamento manda-nos não sermos invejosos: Não cobiçar as coisas alheias. A cobiça leva à inveja e a inveja leva muitas vezes à morte. Por isso a inveja, quando se deseja o mal aos outros, é um grande pecado.

A nossa consciência deve acusar-nos de alguns destes pecados. Não deixemos passar esta Quaresma sem uma boa reconciliação, através do sacramento da confissão. Só assim a Páscoa nos trará a vida nova de Cristo ressuscitado.

P. Luís Pinho