Criar um Site Grátis Fantástico
Programa de Actividades para jovens
Programa de Actividades para jovens

Mensagem do Bispo de Coimbra , D. Virgílio

aos Jovens da Diocese de Coimbra por ocasião do III Grande Encontro dos Jovens 2012

 

 Caros jovens

 A Igreja Diocesana de Coimbra agradece a Deus os jovens que tem. No meio de tantos sinais preocupantes e de tantas desilusões na sociedade, erguem-se belos testemunhos de alegria, de fé e de partilha, que têm como protagonistas as novas gerações.

 Jovens cristãos, tivestes a graça de conhecer Jesus Cristo, de O ouvir chamar o vosso nome e de fixar n’Ele o vosso olhar. Muitos e belos momentos de encontro na oração silenciosa do grupo ou na profundidade do coração, onde se cruzam todas as apreensões e esperanças, pudestes já experimentar a tranquilidade e paz que vem do diálogo pessoal com Ele.

 Como vosso bispo e vosso amigo, agradeço-vos todos os sinais de fé e a todos os sinais de disponibilidade para, juntos, edificarmos uma Igreja e um Mundo de esperança.

 “Vede como eles se amam”, é uma palavra muito forte e muito exigente. Consideramos, no entanto, que é a palavra que melhor exprime o modo como queremos viver e o testemunho que queremos dar ao mundo.

 Venho, por isso, convidar todos os jovens católicos da diocese de Coimbra para o III Grande Encontro, que terá lugar nos próximos dias 2 e 3 de Junho, de acordo com o programa do Secretariado Diocesano. Será uma manifestação da juventude e da esperança que animam a Igreja de Coimbra.

 Aguardo esse dia e espero encontrar-vos nesses dias, no Seminário de Coimbra. Peço a Deus que abençoe o Grande Encontro de Jovens 2012 e envio um abraço.

 + Virgílio, bispo de Coimbra

  Este tema surge:  - de um olhar sincero para a realidade concreta onde o jovem se situa na sociedade;

“Queridos jovens e amigos de língua portuguesa, encontrastes Jesus Cristo! Sentir-vos-eis em contracorrente no meio duma sociedade onde impera a cultura relativista que renuncia a buscar e a possuir a verdade. Mas foi para este momento da história, cheio de grandes desafios e oportunidades, que o Senhor vos mandou: para que, graças à vossa fé, continue a ressoar a Boa Nova de Cristo por toda a terra.” (Bento XVI, na Eucaristia de encerramento da JMJ Madrid 2011)

 -Fruto de um diálogo sincero e coerente com animadores dos Grupos de Jovens, de forma a perceber qual o caminho a traçar (reuniões de animadores realizadas no ano pastoral anterior).

 
-Com base no testemunho das primeiras comunidades cristãs que viviam a simplicidade do testemunho. “ Eram assíduos ao ensino dos Apóstolos, à união fraterna, à fracção do pão e às orações” (Act 2,42)
 
- Na entrega dos jovens nas comunidades paroquiais. Ajudá-los a cooperar e a responsabilizarem-se nas suas comunidades, sendo testemunhas sérias e verdadeiras. O bom acolhimento e a entrega do jovem faz toda a diferença na paróquia.
 
- Pela motivação natural da Equipa do SDPJ. Esta equipa é constituída por jovens que vivem a realidade dos Grupos de Jovens. A Equipa da Pastoral Juvenil deve ser a primeira a dar testemunho do que acredita e a provocar os jovens a serem membros activos numa comunidade  (paroquial/ diocesana);
 

Objectivos gerais do Ano Pastoral 2011/2012

- Contactar mais directamente com os Grupos de Jovens nas diversas Zonas Pastorais da nossa Diocese. A equipa SDPJ está dividida pelas quatro regiões pastorais onde a principal prioridade estabelece-se no  acompanhamento dos grupos de jovens.  Por cada equipa da Região Pastoral temos 5 elementos do SDPJ, sendo um deles o responsável pelo contacto dos animadores dos grupos;

- Criar núcleos de Grupos de Jovens nas Zonas Pastorais. Como alguns grupos estão distantes uns dos outros nas diversas Zonas Pastorais haverá durante este ano um encontro de Núcleos.  Os jovens nestes encontros vão partilhar as suas vivências pastorais e os desafios apresentados pelo Projecto Missio;

-Realização de um Encontro de Animadores dos Grupos de Jovens apostando na formação humana, pastoral e espiritual (ANIMA);

  - Dar conhecimento do Programa da Pastoral Juvenil aos párocos, de forma a criar um espírito de unidade. Aproveitar as reuniões arciprestais para a respectiva divulgação;

 - Proporcionar uma caminhada espiritual, para os Jovens da Diocese (Projecto Missio). Este projecto nasce com base no tema do ano pastoral. A necessidade de uma caminhada dinâmica e adaptada levou-nos a estruturar este projecto  para ajudar os grupos. Esta caminhada culmina no Grande Encontro dos Jovens.

 - O projecto está dividido em três ciclos (correspondentes aos 3 trimestres do ano pastoral: Outubro a Dezembro; Janeiro a Março; Abril a Junho) sendo que, no final de cada ciclo haverá sempre um encontro para reunir os grupos de Jovens. Cada ciclo/trimestre apresenta três temáticas que são trabalhadas pelo Grupo de jovens, ao ritmo de uma por mês.

Cada ciclo/trimestre terá uma temática geral:

   1º ciclo/trimestre: A “Palavra” (SER);

  2º ciclo/trimestre: A “fracção do Pão” (TER)

  3º ciclo/trimestre: A caridade (DAR);

 

- Criar um Conselho Diocesano da Pastoral Juvenil da Diocese de Coimbra para estabelecer um contacto mais directo com outros organismos que trabalham com jovens na Diocese (movimentos, congregações…). Este Conselho será presidido pelo Bispo da Diocese e o SDPJ será o órgão diocesano a promover, organizar e a divulgar;

- Organizar encontros com os crismandos nos diversos Arciprestados, para criar uma relação mais próxima do SDPJ com as comunidades paroquiais.

- Realização de um Campo de Férias para os Jovens que estão no 9º e 10º ano da catequese. É uma oportunidade para os jovens descobrirem através de experiências de aventura, oração e de partilha a busca de si próprios, dos outros e de Deus.

-Realização do XVI Festival Diocesano da Canção: Actividade que procura incentivar e promover a música como um método de evangelização de jovens para jovens.

- Convívios Fraternos: actividade complementar. Aproveitar o itinerário deste Movimento para lançar ao jovem a descoberta de si próprio, dos outros e de Deus na sua vida. 

3ª Edição do Grande Encontro dos Jovens

Esta será a terceira edição deste grande evento para a Diocese. Será no dia da Igreja Diocesana (3 de Junho), mas começará para os jovens no dia 2 de Junho. Testemunhos, actividades lúdicas, festivais, caminhadas espirituais são estes alguns dos momentos que eles vão viver.

As paróquias devem motivar-se e mobilizar-se para este grande evento. Com a Diocese unida vamos fazer deste momento ALEGRIA.

 

 

Plano de Actividades - Ano Pastoral 2011/2012

 

Outubro

 

29 - Reunião do Conselho Diocesano da Pastoral Juvenil

 

Novembro

 

12 - ANIMA [Formação de Animadores]

 

26 - Eucaristia Jovem

 

30 a 3 dez - Convívios Fraternos

 

Janeiro

 

28- Eucaristia Jovem

Fevereiro

11- XVI Festival Diocesano da Canção

18 a 27- Peregrinação Diocesana a Taizé

 Março

17- Eucaristia Jovem Mensal

22 a 25- Convívios Fraternos

Abril

21, 22, 28, 29- Encontros de Jovens por Região Pastoral

 Junho

2 e 3- 3º Grande Encontro e Dia da Igreja Diocesana

 Julho

23 a 29- Campo de Férias para 9º e 10º ano